icaroantonine01@gmail.com (65) 9 8409-8093 - Waths:(65) 9 9316-4998 | (65) 2129-4109
O que é Plano de ação para PRRA ?
05/04/2018
0

Olá pessoal primeiro de tudo vamos saber o que é plano de ação, o plano de ação é um documento geralmente em formato Excel, word ou próprio de um sistema integrado, contendo informações como objetivos, ações e responsáveis com suas respectivas datas de entregas. Você pode criar um plano de ação simples, com poucos campos para monitoramento e controle ou um plano de ação mais robusto.

Resultado de imagem para plano de ação ppra

O que é Plano de ação para PRRA ?

Já no PPRA o plano de ação é para fazer com que o que foi estipulado pelo responsavel que elaborou o documento, ou seja se no cronograma de ação do PPRA estiver vistoria de estintores mensalmente, os extintores tem que ser vistoriado todos mês e assinado como comporvação da execução dos serviços estão sendo realizados. Bom no cronograma do PPRA pode conter, treinamentos a serem executandos vistorias inplantações de outros programas etc, depende de quem o elaborou, pois cada empresa tem um tipo de risco a exigencia a ser seguida.

 

 

Onde fica o plano de ação do PPRA?

Geralemte o plano de ação do PPRA é colocado sempre no final do programa, com cada tipo de serviço que será executado enguanto a vigencia do programa.

 

 

O que diz a lei quanto a o Plano de ação do Programa de Prevenção de Riscos Anbientais?

Inicialmente vamos entender onde está descrito na NR-09 a obrigação da elaboração do CRONOGRAMA DE AÇÕES.

9.2.1 O Programa de Prevenção de Riscos Ambientais deverá conter, no mínimo, a seguinte estrutura:

  1. a) planejamento anual com estabelecimento de metas, prioridades e cronograma.

Então, veja que no item 9.2.1 descreve que o PPRA deverá conter, dentro de sua estrutura, um PLANEJAMENTO ANUAL com estabelecimento de PRIORIDADES e CRONOGRAMAS.

No item 9.2.3 estabelece-se o seguinte:

9.2.3 O cronograma previsto no item 9.2.1 deverá indicar claramente os prazos para o desenvolvimento das etapas e

cumprimento das metas do PPRA.

 

 

E se a Empresa não cumprir o Cronograma de ação do PPRA?

Bom o Cronograma de ação tem exigência trabalhista para todas empresas de diferentes CNAEs, A estratégia e a metodologia de ação visam garantir a adoção de medidas de controle nos ambientes de trabalho para a efetiva proteção dos trabalhadores, obedecendo-se hierarquicamente o seguinte:

      Eliminar ou reduzir a utilização ou a formação de agentes prejudiciais à saúde ou à integridade física dos trabalhadores.

      Prevenir o aparecimento, a liberação ou disseminação de agentes prejudiciais à saúde no ambiente de trabalho.

      Reduzir os níveis ou a concentração de agentes prejudiciais à saúde no ambiente de trabalho.

Se caso a Empresa não execute o cronograma de ação corretamente éla pode sofrer consequências graves caso receba uma vijita do ministério do trabalho á empresa, o Auditor Fiscal do trabalho pode multar a empresa que não tiver o plano de ação do PRRA em dias.

 

Comentários

Comentários