atendimento@antonineassessoria.com.br (65) 9 8409-8093 | (65) 3359-4809
O que é NR35?
12/11/2016
0

O que é NR35? é uma norma regulamentadora do Ministério do Trabalho que estabelece os requisitos mínimos e medidas de proteção para o trabalho em altura. Pode se considerar trabalho em altura toda atividade executada acima de 2,00 m (dois metros) do nível inferior, onde haja risco de queda.

 

 

Quais empresas precisam do curso de NR35?

De acordo com a Norma Regulamentadora 35, as empresas que são obrigatórias a implementação do curso de nr35 para seus funcionários, são as empresas que contratam trabalhadores em regime celetista com execução dos serviços que executarão os serviços acima de 2m do chão, já são obrigadas o fornecimento do curso de NR35 para os trabalhadores que executarão tais serviços.

 

 

NR35 tem data de Validade?

Sim, de acordo a norma regulamentadora do ministério do trabalho e emprego diz que todo trabalhador em regime celetista que for executar sua tarefa acima de 2m de altura precisará a empresa fornecer para o mesmo, o curso de nr35 Trabalho em Altura, é que tem validade de 12 meses, um ano.

 

 

Posso ser multado se for pego trabalhando sem curso de NR35 Trabalho em Altura?

Sim, A direção do MTE divulgou que os “os auditores fiscais do trabalho farão inspeção em estabelecimentos, verificando o cumprimento do disposto na NR 35. O descumprimento da norma pode gerar punição às empresas, como autos de infração. Já as situações de risco grave e iminente de acidentes pode haver interdição. A multa por não cumprir normas de segurança e de saúde no trabalho varia em razão da gravidade da infração e do porte da empresa, podendo ir de R$ 402,23 a R$ 6.078,09 por infração”.

 

 

Quem pode ministrar o curso de NR35?

De acordo com a portaria 35.3.2 – Considera-se trabalhador capacitado para trabalho em altura aquele que foi submetido e aprovado em treinamento, teórico e prático, com carga horária mínima de oito horas, cujo conteúdo programático deve, no mínimo, incluir:

  1. a) normas e regulamentos aplicáveis ao trabalho em altura;
  2. b) análise de risco e condições impeditivas;
  3. c) riscos potenciais inerentes ao trabalho em altura e medidas de prevenção e controle;
  4. d) sistemas, equipamentos e procedimentos de proteção coletiva;
  5. e) equipamentos de Proteção Individual para trabalho em altura: seleção, inspeção, conservação.
  6. g) condutas em situações de emergência, incluindo noções de técnicas de resgate e de primeiros socorros.

35.3.3 O empregador deve realizar treinamento periódico bienal e sempre que ocorrer quaisquer das seguintes situações:

  1. a) mudança nos procedimentos, condições ou operações de trabalho;
  2. b) evento que indique a necessidade de novo treinamento;
  3. c) retorno de afastamento ao trabalho por período superior a noventa dias;
  4. d) mudança de empresa.

 

 

Qual o Objeto do curso de NR35?

De acordo com a norma regulamentadora 35 do ministério do trabalho e emprego, o objetivo do curso é estabelecer critérios de segurança do trabalho diante das exigências trabalhistas da CLT – Consolidação das Leis Trabalhista, para garantir a segurança dos trabalhadores que executam suas tarefas em altura.

 

 

 

Entre em Contato e peça já seu orçamento.

antendimento@antonineassessoria.com.br

(065) 9316-4998  ou  (065) 2127-2292

 

 

 

Agradecimento:

Icaro Antonine Oliveira

Consultor de Segurança do Trabalho, Palestrante Coaching, Perito Judicial Trabalhista no TRT 23º Região, formado no curso de Tecnólogo em Segurança do Trabalho, registrado no CREA/MT, Especialista em Docência em Nível Superior e Ergonomia com Registro na ABERGO, Professor de Nível Técnico e Acadêmico, docente também em Pós-graduações inerentes em Saúde e Segurança do Trabalho.

 

 

 

Comentários

Comentários