atendimento@antonineassessoria.com.br (65) 9 8409-8093 | (65) 3359-4809
O que é Laudo Ergonômico?
22/11/2016
0

O que é Laudo Ergonômico? O Laudo ou Análise ergonômica é um documento que mostra os riscos ERGONÔMICOS do objeto, do posto ou do profissional. O Laudo Ergonômico é obrigatório a todas às empresas que possuem empregados, cujas atividades ou operações os expõem a riscos, que por sua natureza ou métodos de trabalho, impliquem em esforços de levantamento, transporte e descarga individual de materiais, ou outros que exigem postura forçada e ainda, esforços repetitivos, a obrigatoriedade desse laudo se encontra-se na NR17, que fala basicamente da Ergonomia nas empresas.

 

 

 

Objetivo do Laudo Ergonômico

O laudo ergonômico tem por objetivo analisar as condições de trabalho dos setores administrativos e produtivos da empresa, ou mesmo de um estabelecimento particular como uma residência, sob os aspectos da Ergonomia e das condições Ambientais, visando fornecer subsídios para a empresa, ou para o solicitante, para implementar mudanças em sua organização e método de trabalho, no sentido de diminuir os riscos da ocorrência de acidentes e moléstias do trabalho. O laudo ou análise ergonômica identifica os riscos ergonômicos, bem como recomenda as intervenções e ou adaptações necessárias, seja no ambiente de trabalho, mobiliário, máquinas, equipamentos e ferramentas, ou nos processos de trabalho, de modo a proporcionar um máximo de conforto, segurança e desempenho eficiente, além de preservar a saúde do trabalhador e em especial as prevenir o acometimento das LER/DORT (Lesões por Esforços Repetitivos/Distúrbios Ósteosmusculares Relacionados ao Trabalho).
Hoje, muitas pessoas buscam a melhoria da sua qualidade de vida melhorando suas condições de vida e, uma dessas condições, é a melhoria de seus cuidados pessoais com sua coluna e seu complexo músculo- esquelético.

 

 

Laudo Ergonômico é Obrigatório para as empresas?

Na Norma Regulamentadora 17 diz que toda empresa que se enquadra os risco ergonômico como má postura, ler ou dort e verificado pelo auditor fiscal do trabalho sera obrigatório a implantação do Laudo Ergonômico sim. A Norma Regulamentadora – NR-17 – Ergonomia (Lei nº 6514/77 – Portaria nº 3751/90) estabelece a obrigatoriedade da elaboração e implementação, por parte de todas as empresas que admitam empregados que estejam expostos a riscos ergonômicos.

 

 

 

Quem é o responsável pela elaboração e assinatura do Laudo de Ergonômico

O Laudo Ergonômico deve ser realizado  por equipe de especialistas em estudos ergonômicos e riscos ambientais à saúde, produzindo  material descrito das operações, dos ambientes, dos equipamentos utilizados, que permitiu elaborar considerações e recomendações a respeito dos métodos e da organização do trabalho com relação às atividades inerentes à administração

O responsável pelo laudo é a pessoa que tem a habilitação para a função ou seja,  Engenheiro ou Tecnólogo em Segurança do Trabalho  que é o profissional “legalmente habilitado” na área de segurança do trabalho e devidamente credenciado junto ao CREA – Conselho Regional de Engenharia, o fisioterapeuta com especialização e conhecimento em Ergonomia, ou outro profissional que realmente tenha a especialização, a habilitação e a capacitação para fazer essa análise técnica.

 

 

 

Validade do Laudo Ergonômico

A exemplo do PPRA conforme subitem 9.2.1.1. da NR-09, deverá ser efetuada, sempre que necessário e pelo menos uma vez ao ano, uma análise global do Laudo Ergonômico para avaliação do seu desenvolvimento e realização dos ajustes necessários e estabelecimento de novas metas e prioridades. Evidentemente, se houverem modificações no posto, no trabalho ou no usuário, o laudo deve ser refeito

Tempo que deve ser guardado o Laudo ergonômico – A exemplo do PPRA, os dados deverão ser mantidos por um período mínimo de 20 (vinte) anos.

 

 

Existe algum órgão responsável pela Ergonomia?

De acordo com a NR:17 não, os órgão responsável pela vistoria desse tipo de Laudo ou Analise são os Auditores fiscal do trabalho, mas em controvérsia existe uma associação que vincula e cadastra ergonomista chamada ABERGO: Associação Brasileira de Ergonomia.

 

 

 

 

Entre em Contato e peça já seu orçamento.

antendimento@antonineassessoria.com.br

(065) 9316-4998  ou  (065) 2127-2292

 

 

 

Agradecimento:

Icaro Antonine Oliveira

Consultor de Segurança do Trabalho, Palestrante  Coaching , Perito Judicial Trabalhista no TRT 23º Região, Formado no curso de Tecnólogo em Segurança do Trabalho, registrado no CREA/MT, Especialista em Docência em Nível Superior e Ergonomia com Registro na ABERGO, Professor de Nível Técnico e Acadêmico, Docente também em Pós-graduações inerentes em Saúde e Segurança do Trabalho.

 

 

Comentários

Comentários